segunda-feira, 23 de maio de 2011

PES 2012

imagem
imagem


Veremos a seguir quais são as propostas deste ano para combater FIFA 12. Levando em consideração a mesma engine de jogo dos anos anteriores, a Konami vai precisar de algo a mais para entrar na competição, algo que deve ir muito além dos efeitos gráficos. Deve atacar o ponto mais criticado pelos jogadores de FIFA, a jogabilidade, um ponto onde o PES já foi o melhor.
A Konami tem enfatizado por vários anos a adaptação e transmissão para jogadores de videogame toda a emoção vivida nos campos de futebol reais, o fator da ambientação sempre esteve presente na série e foi com a edição de 2011 que apostaram nos efeitos de câmera e lances distintos dos atletas dentro de campo. Seabass garantiu que com PES 2012 e os próximos que virão, estes recursos serão melhorados ainda mais.


Novos movimentos para provocar novas oportunidades

É esperada que esta edição 2012 concentre-se em oferecer a melhor sensação possível ao jogador, como se ele estivesse de verdade dentro do campo em uma partida real, e para isso, conscientes de suas limitações, a Konami irá oferecer uma fluidez maior e uma variedade muito superior de movimentação e controle sobre a bola, ainda não vista na série. Isto quer dizer que a empresa está trabalhando especificamente para deixar PES mais próximo de um jogo real e da forma como é jogado, sendo esta, uma das características principais de PES 2012.
Mas como conseguir isso? Em PES 2012 a principal aposta é melhorar de forma significativa a Inteligência Artificial (IA) dos jogadores, tanto dos companheiros de time como a dos adversários, característica esta, que deixou um pouco a desejar nos últimos jogos da série.

A IA pensará como uma equipe de verdade: Com o jogador e contra ele

O jogo ofensivo é um dos pontos fortes de PES 2012, já que está edição irá se beneficiar de um enfoque muito mais livre, que permitirá aos jogadores controlar de maneira mais precisa o ritmo e a troca de bola durante o ataque; com os novos elementos da IA, os companheiros de time irão se oferecer com mais frequência para receber a bola e o mais importante, livre de marcações, além de também apoiarem as situações onde o jogador se encontrar em bolas divididas. Neste sentido, os atletas desmarcados também irão ajudar a valorizar muitas outras opções de ataque, que permitirão movimentar a bola com maior facilidade, uma vez que a defesa adversária tenta fechar os espaços. É neste tipo de situação que poderemos ver uma equipe muito mais integrada, que irá reagir aos movimentos do jogador com a posse de bola, tentando buscar oportunidades para marcar o gol ou então recuperar a posse de bola.


Os jogadores vão oferecer mais apoio para desmarcar

O plano defensivo, tanto por zona como individual, também foi melhorado; com estas mudanças, os jogadores serão forçados a terem uma visão de defesa, para tapar os buracos mais rápido e mudar os atletas de posição. Nesta versão será mais fácil roubar a bola do adversário, colocando-se a frente dele, também será mais fácil manter a posse de bola, até que os companheiros de time se aproximem.

Trocar de jogador será mais rápido e preciso.

Outra melhoria será a incorporação de um novo sistema adicional de troca de jogadores feita com a alavanca direcional direita, algo que o seu grande rival FIFA permite e possibilita a troca com muito mais rapidez para qualquer jogador que estiver em campo, para assim reagir de maneira muito mais rápida e efetiva aos ataques do time adversário. Além disso, a marcação e a resistência dos jogadores é também uma das melhorias nesta área, fazendo com que os jogadores mantenham uma linha muito mais defensiva em suas respectivas posições, de forma muito mais efetiva.
Este novo sistema de troca também se aplica quando estamos sem a posse de bola, como em cobranças de falta, por exemplo, de modo que a criação e execução de finalizações vão mudar radicalmente desde o primeiro momento e pode criar novas oportunidades e espaços de forma muito mais acessível.
Um dos defeitos detectados em PES 2011 foi a enorme diferença entre os jogadores famosos em relação ao outros jogadores do time, que acabavam pesando mais para um lado da balança e atrapalhavam a finalização das jogadas. Basicamente era mais fácil vencer toda a defesa adversária com a estrela do time, do que com o time todo em uma boa jogada, algo que pretende ser solucionado em PES 2012.
No entanto, a personalização destes jogadores continuará presente em PES 2012, e melhorada. Os jogadores defensivos, por exemplo, usarão de sua força e estatura para tirar os adversários da frente, graças a um sistema de colisão melhorado que dependerá da constituição física e das habilidades de cada jogador.
O resultado é um jogo que, reproduz com fidelidade as principais características dos melhores jogadores do mundo, mas sem deixar de lado o equilíbrio que permitirá enfrentar a partida sem grandes diferenças entre os jogadores em campo.
E isto é só o começo: Ainda há muito mais por vir

Além da evolução tática, também foram feitas melhorias no plano das animações e de movimentos. Está de volta a diferença de estilos dos jogadores e as situações com bola parada irão receber melhorias, novos sistemas que prometem mais opções de passes e gerenciamento de táticas para personalizar a partida ao gosto dos jogadores. Tanto que em breve devem ser anunciados novos modos de jogo.

Mais opções para potencializar o modo online
Outro aspecto que a Konami quer melhorar é o modo online. Seabass assegurou que a comunidade online está se tornando um lugar cada vez mais divertido e pretende introduzir melhorias para potencializar as partidas, como por exemplo, as partidas entre comunidades.
No que diz respeito aos gráficos, pequenas melhorias na iluminação. Não devemos esperar grandes mudanças, devemos ter em mente que a engine usada em cada versão da presente geração – herdada da época do PS2/Xbox – não consegue fazer muita mais coisa. A Konami está consciente disso e assegurou que já tem planos para uma reconstrução completa da série Pro Evolucion Soccer, sendo assim podemos pensar que preparam finalmente uma engine a altura de FIFA.
PES 2012 tem lançamento previsto entre os meses de outubro e novembro de 2011, para PlayStation 3, Xbox 360, PC, Wii, PSP e PlayStation 2. As primeiras informações estão na mesa, agora é esperar pelas outras novidades que a Konami está preparando para breve.

0 comentários: