terça-feira, 15 de março de 2011

Mortal Kombat / PS3 Demo Hands-on

Mortal Kombat é uma das séries mais míticas da industria dos videjogos que, infelizmente, se veio a deteriorar com o passar do tempo, graças a doses industriais de tentativas falhadas em transportar a essência de Mortal Kombat para as diversas plataformas.

Porém, a minha esperança - e principalmente a do Lemos - renasceu após a oficialização de um novo Mortal Kombat. Surpresa das surpresas, este Mortal Kombat iria ser produzido pela NetherRealm Studios (antiga Midway) e liderada por Ed Boon, o co-criador de Mortal Kombat.

Posto isto, e após os vários vídeos e imagens vistos na E3, cheguei à conclusão que Mortal Kombat (9) tem tudo para ser o grande “renascer das cinzas” para a série e para os fãs que anseiam um Mortal Kombat decente, na nova geração.
As minhas certezas aumentaram, drasticamente, assim que tive oportunidade de pôr as mão em cima deste Mortal Kombat. Embora seja apenas uma versão de demonstração, é possível ver o potencial e o trabalho exímio da NetherRealm Studios. Antes de começar a antevisão propriamente dita, deixem-me dizer-vos que este jogo de luta é “diferente” de tudo o que foi visto até aos dias de hoje.

Esta demonstração não tem qualquer história ou qualquer modo por inteiro, tratando-se apenas de uma ladder, ao bom velho estilo do Mortal Kombat, e quatro combates, visto apenas estarem disponíveis quatro personagens para escolher: Scorpion, Sub-Zero, Mileena e Johny Cage.



Ultrapassada a escolha da personagem, chega a altura do combate, e verdade seja dita, bastam apenas poucos minutos de jogo para perceber que Mortal Kombat é um sério candidato a jogo de luta do ano. A sua apresentação é fantástica e dotada de imensos pormenores que certamente farão as delicias do jogador mais sádico assim como uma jogabilidade refinada, acessível e brutalmente viciante.É precisamente este último ponto que vou pegar para começar a descrever as grandes mudanças na jogabilidade.


Muitos de vocês sabem que sou um amante de jogos de luta e acompanho várias séries como Street Fighter, King of Fighters, Guilty Gear e até Marvel vs Capcom. Porém, sempre achei faltava ao Mortal Kombat uma jogabilidade mais técnica em que fosse possível fazer grandes combos – como no Street Fighter Alpha e afins. Para minha alegria, Mortal Kombat (9) veio trazer isso mesmo, uma jogabilidade onde é possível fazer combos de bounces, por exemplo, obrigando o jogador a ter um timing preciso para obter o efeito devastador desejado.

Mas esta não foi a única mudança feita em Mortal Kombat, e também foi adicionada uma barra de energia no canto inferior esquerdo e direito – ao estilo de Super Street Fighter 4 ou Marvel vs Capcom 3. Esta barra, dividida em três níveis, serve para fazer ataques que necessitam de um nível de energia ou três, como o caso dos novíssimos ataques X-Ray. À semelhança de outros jogos do género, a mesma vai enchendo à medida que causamos e/ou sofremos dano dos adversários.

A introdução dos ataques X-Ray veio, definitivamente, trazer algo fresco, violento e visualmente apelativo à série e, para quem ainda não teve oportunidade de observar a sua beleza, estes consistem num zoom da câmara que nos possibilita ver o esqueleto do nosso adversário – ou o nosso - a ser destruído e até órgãos vitais a serem rasgados e/ou mutilados por golpes da personagem que controlamos. O espectáculo aumenta, assim que percebemos que estes ataques assim como ataques normais, combos, provocam dano físico na personagem. É possível ver pele rasgada e até nódoas negras nos corpos das personagens e o mais incrível é que este dano não é aleatório, ou seja, se vocês partirem as costelas do vosso adversário, a zona das costelas será afectada e assim sucessivamente.

Estes detalhes soberbos, são o resultado de uma apresentação cuidada e meticulosa, levada a cabo pelo estúdio que se encontra a produzir Mortal Kombat. Durante os combates é possível assistir a toda uma panóplia de pormenores capaz de encher o olho mais exigente. Desde cenários bastante animados, sempre com algo a acontecer, a fatos das personagens rasgados que abanam ao sabor do vento, presente no cenário, e de acordo com os nossos movimentos.
Contudo, o destaque vai todo para as fantásticas animações a 60 fps (frames por segundo). Não só as animações são fluidas como correspondem aos movimentos que desferimos nos adversários e vice-versa. Através deste realismo, é possível sentir a vivacidade das personangens e o impacto de cada movimento encaixado nos oponentes.

Poderia escrever quase uma análise com o que pude experienciar mas vou apenas arriscar-me a dizer que Mortal Kombat(9) será um dos melhores jogos de luta do ano. Livre de qualquer tipo de censura - pelo menos em Portugal - Mortal Kombat (9) será o grande Mortal Kombatque todos anseiam desde há muitos anos atrás.

0 comentários: